Sei que o dia foi ontem - 8 de Março - mas como tive uns problemazinhos de internet, não pude mostrar a minha anual indignação.
Ora pois que sou (muito) contra o dia da mulher.
"E porquê?" Perguntam vocês. "O dia internacional da mulher não é para celebrar as mulher, se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher?"
Não! Em tempos foi, hoje já não é assim.
Hoje em dia há um ridicularização deste dia, que sim, deveria relembrar todas estas questões que realmente são importantes mas que são descuradas em muitas sociedades deste nosso planeta. Tornou-se (como tantos outros dias internacionais) propaganda, marketing, só para encher as mulheres com flores e postalinhos ridículos. E no resto dos dias? Não somos mulheres? Será que só nos dão valor uma vez por ano? Só lutamos por nós mesmas uma vez por ano? Só fazemos valer os nossos direitos e valores uma única vez por ano?!
E para me enervar ainda mais, toda a minha faculdade está cheia de frases a celebrar este dia. Frases essas feitas por crianças entre os 5 e os 8 anos, que dizem o seguinte:
"Ser mulher é...
- "tomar conta dos filhos."
- "fazer comida."
- "ser vaidosa."
- "andar de colares e batom."
entre tantas outras coisas estapafúrdias...
Meus meninos, ide para casa ensinar às vossas mães o que realmente é ser mulher, por favor...
É esta a visão que queremos que as futuras gerações tenham do que é Ser Mulher...?Ser mulher é ser igual ao homem. É termos as mesmas oportunidades, direitos e deveres. É lutar 365 dias por ano pela igualdade de sexos.
Chega de feminismos e machismo, sexismos retrogados!
Sem comentários:
Enviar um comentário